Fitoterapia clássica Jing Fang

Uma herança milenar da Medicina Chinesa
16 de fevereiro de 2025 por
Fitoterapia clássica Jing Fang
Maria Bentes
| No comments yet

A fitoterapia é um dos métodos terapêuticos da Medicina Chinesa mais importantes, que consiste na prescrição terapêutica de plantas medicinais.

Numa consulta de Medicina Chinesa, a prescrição é feita com base no diagnóstico da Medicina Chinesa.

Na minha prática clínica, trabalho não só com plantas ocidentais e fórmulas tradicionais, mas também com fórmulas clássicas (Jing Fang). Jing significa clássico e fang significa fórmula. Jing Fang refere-se ao conjunto de fórmulas de fitoterapia chinesa clássica que foram recompiladas entre as dinastias Han e Tang (206 a.C. – 907 d.C.). Estas fórmulas aparecem em livros clássicos de Medicina Chinesa, tais como Shang han lun e Jin gui yao lue fang lun e são usadas há mais de 2000 anos.

A sua prescrição tem em conta a constituição do paciente (conjunto de características físicas e emocionais), a síndrome (conjunto de sinais e sintomas, num determinado momento da patologia) e a patologia. No diagnóstico para além da anamnese, observação da língua, face e corpo e palpação do pulso, é também palpado o abdómen. A prescrição das fórmulas é feita para um determinado período de tempo que pode variar e ir até aproximadamente 15 dias. Posteriormente, é necessário reavaliar e reajustar a composição da fórmula, de acordo com as alterações que forem verificadas.

Tipicamente, as fórmulas são prescritas em granulados para diluir em água quente ou ervas para preparar em decocção, podendo também ser prescritas sob a forma de cápsulas, comprimidos, pílulas ou pó.

 

Quais as vantagens da utilização das fórmulas clássicas?

  1. Simplicidade: a maioria das fórmulas clássicas contém menos de 7 plantas;
  2. Eficácia e antiguidade: as fórmulas clássicas são eficazes e usadas há mais de 2000 anos;
  3. Flexibilidade e personalização: as fórmulas clássicas podem-se adaptar às condições únicas do paciente, possibilitando a combinação de fórmulas e ajuste de proporções ou ingredientes para otimizar a sua eficácia;
  4. Aplicabilidade clínica na atualidade: apesar das fórmulas clássicas serem antigas, o seu uso é intemporal pois permitem tratar/aliviar sintomas de condições modernas como doenças autoimunes, alergias, dores crónicas, depressão, entre muitas outras;
  5. Aplicação em doenças crónicas e complexas: as fórmulas clássicas podem ser particularmente úteis em doenças crónicas e complexas, uma vez que buscam restaurar o equilíbrio interno para assim melhorar os sintomas, que muitas vezes são difíceis de tratar com a medicina convencional.

 

Exemplos da sua aplicação:

Ginecologia: fórmulas clássicas como wen jing tang são muito usadas, seja em quadros de infertilidade, menopausa ou síndrome dos ovários poliquísticos.

Distúrbios emocionais e neuropsiquiátricos: fórmulas clássicas como chai hu jia long gu mu li tang podem ser utilizadas em condições como insónia, ansiedade e depressão.

Desordens digestivas: fórmulas clássicas como ban xia xie xin tang ajudam a equilibrar o estômago e aliviar sintomas digestivos.

 

Apesar destes exemplos parecerem dar a entender que para uma determinada patologia, aquela é a fórmula indicada, atenção, não se deixe enganar! Na Medicina Chinesa a prescrição não funciona assim. Nem todos os pacientes com uma determinada patologia vão beneficiar com a “fórmula x”, pois todas as pessoas são únicas e a prescrição não assenta unicamente na patologia em causa.

Para a mesma patologia podem ser usadas diferentes fórmulas clássicas, pois o que determina a sua escolha são, principalmente, os sinais e sintomas que o paciente apresenta e as suas características físicas e emocionais e não única e exclusivamente a patologia existente.

Acima de tudo, não se autoprescreva! Marque uma consulta e embarque nesta viagem rumo a mais saúde e mais equilíbrio interior.

Este artigo foi escrito originalmente para Herbs&Needles, disponível aqui.

Fitoterapia clássica Jing Fang
Maria Bentes 16 de fevereiro de 2025
Partilhar este post
Etiquetas
Arquivar
Iniciar sessão to leave a comment